sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Promessa de felicidade - Mônica de Miranda

Postado por Rafaela às 2/05/2010 10:35:00 PM
Resumo: Júlia Ramos está finalizando seu mestrado na Universidade de Columbia, em Nova York, onde morou nos últimos dois anos. Pretende retornar para o Brasil e iniciar uma nova etapa de sua vida. Mas o encontro sedutor com um homem misterioso e atormentado em uma mansão nova-iorquina provoca um abalo em seus planos. Matheus Michaelis é um brasileiro marcado por uma história de vida trágica, que ainda o prende ao passado. Dividido entre a segurança dos laços de amizade forjados pelo sofrimento e a perspectiva de viver com Júlia um grande amor, ele se vê diante de um dilema existencial. Os dois terão de lutar por essa promessa de felicidade e superar seus dramas pessoais para se entregar a uma paixão arrebatadora que vai modificar profundamente suas vidas. O que eu achei: Este é outro dos meus livros preferidos, que leio e releio e ainda não descobri o motivo de me prenderem tanto. Mas uma coisa é certa: os sentimentos são um mistério e não tem nada ou quase nada a ver com o lado racional. Então não esquento muito com essas coisas. =D Sem desmerecer o livro, mas a estória e a linguagem são bem simples. No entanto me prende, não consigo desgrudar desse livro até terminar de lê-lo e passa-se um tempo releio de novo. Vai entender, né? =p Mais um que se passa na época das festas de fim de ano! *-* (minha época preferida do ano como já disse em outra postagem, é o natal). Os personagens são bem interessantes e fascinantes de se analisar (adoro personagens complicados! \o/) Pedaços do livro se passam aqui no Brasil e outros em Nova York, todos os fatos convergem para um final extremamente romântico mais até que o começo do livro e que se passam no mesmo lugar, como um círculo que se fecha, uma etapa que termina e uma outra que começa, achei bem poético e super bem bolado. Júlia Ramos poderia muito bem ser mais uma brasileira que foi estudar lá nos EUA e até certo momento sua vida era resumida a muita correria, esforço e muitas horas de estudo. Só que numa noite tudo de repente muda e uma série de acontecimentos que a princípio são sem grande importância e nem envolvem a própria Júlia, a trazem com o evoluir da noite, sem querer para o núcleo da história. Como universitária, me identifiquei muito com a rotina e as partes em que são citados termos e nomes de tipos de trabalhos que nós estudantes estamos acostumados a ouvir e fazer quase que sempre durante o curso. A Júlia é das minhas: Esforçada, trabalhadora, inteligente, forte e decidida. Uma excelente protagonista, muito cativante com certeza. Matheus Michaelis é de origem italiana mas seus pais vieram morar aqui no Brasil quando ele era ainda muito jovem e isso fez dele praticamente um brasileiro de nascença e com certeza quem for imigrante em qualquer país vai perceber isso e até quem não é, como eu. A personalidade do Matheus é bem complexa, ele é um homem de um caráter e postura fascinantes, é muito interessante tentar entender o que se passa na cabeça dele. Chega a ser instigante. (às vezes acho que tenho que fazer faculdade de psicologia, porque gosto muito de analisar a natureza humana e os motivos do seu comportamento) enfim... o que posso dizer? Personagens complexos me fascinam. E com certeza o Matheus é um deles, acho que ele é o personagem mais interessante do livro, a Júlia não fica atrás também tem seus momentos, mas o Matheus é extremamente complicado, sua vida é complicada também é por isso que quando você entende ele todas as "portas" que estavam travadas na estória se abrem e você começa a enxergar tudo mais claramente sem preconceitos e recriminações, você pode não concordar mas entende e é na verdade isso que importa, a compreensão. Lindo, doce, romântico, simples, suave e ao mesmo tempo dramático, esse livro é mais um feito para refletir e suspirar, sonhar, se entreter e emocionar. Mostrar que a vida é muito curta para amargura, desilusão e desesperança, o que importa na verdade é ser feliz. Super hiper recomendado! Vale muito a pena na minha opinião! ^^ Bjs

1 comentários:

Mônica de Miranda on 1 de maio de 2010 às 10:48 disse...

Rafaela,

Fiquei muito emocionada ao ler seu comentário sobre a estória e os personagens de 'Promessa de Felicidade'. Não tenho palavras para agradecer.

Gostaria de te convidar - e as leitoras e leitores do seu blog - para visitar meu blog: Mônica de Miranda (http://monicademiranda.wordpress.com), onde disponibilizo este romance (os primeiros 5 capítulos já estão no site) e onde disponibilizarei outros em breve.

Gostaria também, se não se importar, de colocar seu comentário na página do livro e fazer o link para o seu blog.

Mais uma vez, agradeço seu comentário sobre essa estória que eu gostei tanto de escrever.

Aguardo teu retorno! :-)

Grande abraço,

Mônica de Miranda
(monicademiranda@globo.com)

Postar um comentário

Olá, bem-vindo(a) ao EB. Deixe seu comentário que adoraremos ler. :)

 

Emotion Box Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting